terça-feira, 5 de maio de 2009

Alguns instrumentos ultilizados no samba

CUICA - Conhecido como choro, o som da cuica se deu através da fricção da haste interna por um pano úmido, e a pressão na parte externa da cuí¬ca feita pelo dedo. Quanto mais perto do centro da cuí¬ca mais agudo será o som produzido.
AGOGÔ - Feito em ferro e aço, é usado em samba e suas vertentes. O som tirado desse instrumento se deu através do impacto do bastão nas duas bocas de ferro do instrumento.
TAROL - Muito usado em reizados, fanfarras e outras manisfestações do nosso folclore. Um tipo de caixa acústica com pele natural dos dois lados, com esteiras na pele inferior.
SURDO - De som grave, é usado para marcar o tempo e o ritmo. Existem três tipos de surdos: o de primeira, o de segunda, e o de corte (ou de terceira). O surdo é o coração das baterias de escolas de samba. Muito usado tambem em frevo, samba reggae e axé music.
TAMBORIM - Usado em samba tradicional com levada telecoteco, e nas escolas de samba com a levada naipe. Instrumento de pequeno tamanho, e grande efeito sonoro.
PANDEIRO - Oriundo da Africa oriental, é considerado um instrumento de percussção completo pois oferece os timbres graves, médios e agudos. Feito de madeira, couro de cabra e cinco pratinelas, o pandeiro convencional no Rio de Janeiro foi introduzido no samba e chorinho como instrumento de base. Depois se espalhou pelo país de várias formas, e ritmos. É usado em musicas folclóricas, populares, pop, eruditas, entre outras.
REPINIQUE - Criado pelas escolas de samba para repinicar um som mais agudo. É também usado como instrumento de introdução e de solo diante a bateria da escola. No samba é tocado com uma baqueta na mão direita, e a mão esquerda fazendo contra ponto direto na pele do instrumento, ou vice-versa. Tocado junto com os tamborins em ritmo galopado.
TIMBAS - Da mesma fami¬lia do Tan tan e do Rebolo, a Timba, muito usada no samba, tem um som grave Que marca o tempo binário com uma mão na pele e a outra faz o contra ponto no corpo

Nenhum comentário:

Postar um comentário